quinta-feira, junho 10, 2010

história de Zé




rapaz, era uma noite fria dos diabos... chovia canivete, como se costuma dizer. e eu, nem sei dizer, fui parar ali, naquele canto que eu nem conhecia. me perdi da minha trupe, me desgarrei, e nem mesmo sou uma ovelha. olha, foram dias vagando perdido, minúsculo de caber num dedal, magro como um pobre diabo condenado a fenecer de inanição. pra dizer a verdade eu nem sabia mais se sentia fome, eu era um arrepio de medo e uma angústia vital me agarrando desesperadamente a seguir vivente. e meu único recurso: eu miava, com todas as quase mais nenhumas forças que restavam. e não é que deu resultado! apareceu uma moça, mas eu já tinha tanto medo, que chamava ajuda e a temi, quando ela chegou. tentei me esconder da gigante moça. ela insistiu, como convém aos espíritos solidários e me recolheu.
de tão desnutrido, eu parecia já aleijado. minhas patas traseiras não se sustentavam, eu me arrastava com as dianteiras, precariamente. fui recebido, acolhido, esquentado, acalmado. me levaram a uma doutora que me compreendeu a fraqueza e a desnutrição. ganhei vitaminas e alimentos, além do carinho. agora, vou vingar, feito planta viçosa que precisa apenas de água e terra: pasto.
ahh, me batizaram de Zé, belo nome do qual me orgulho, porque me irmana a uma multidão, bem severina, bem maria, bem zé.

4 comentários:

Unknown disse...

um pequeno ser preto e inanicido
refúgio de uma força cega que teima e permanece, frente às adversidades.
belo nome: zé, jo-zé.
aquele pequeno moço traz ensinamentos profundos e vitais aos olhinhos de colibri, teus, atentos aos sopros divinos das pequenas criaturas desprotegidas.

lagarta disse...

e me traz a bênção das tuas palavras: um reza.
zé, jo-zé: seguirá ensinando como vinga essa força cega, mas vitalmente pura!

MLygia disse...

Solidariedade... exercício humano capaz de fazer toda da diferença na construção de um mundo melhor.
E você, o que faz para melhorar o mundo em que vive?

lagarta disse...

Isso, Lygia, querida: nós fazemos a nossa parte, e isso deve ser exercício diário.
Beijos e boas vindas a ti nesse meu cantinho.